História, arte e cultura: o enredo do desfile da festa


Um dos maiores atrativos da Festa do Morango é o tradicional desfile que ocorre pelo domingo de manhã. Nele a comunidade de Taquaras se transforma em atores e por meio de alegorias - carros bem-enfeitados, representação de trajes típicos, carros-de-boi, carroças e charretes - contam-nos um pouco sobre a história e a cultura do povo de Rancho Queimado.

Todo ano um novo enredo é elaborado e assim o desfile transporta os visitantes a uma outra época e ele entende o sentido do pertencimento: o orgulho que as pessoas têm em participarem e sentirem-se parte desse espetáculo. 

Dos bravos tropeiros, que se aventuravam outrora, aos indígenas que por essas terras viviam e passando pelo desbravador, imigrante alemão, toda a história é vivificada e presentificada. Os personagens e as figuras históricas da sociedade são representados, artistas  e artesãos, grupos de dança, bandas musicais, etc.


Na Festa do Morango, o passado é avivado, realmente ganha vida, embora para uma nova vida, com outras formas, outras estéticas, outros anseios, outros sons, outros odores, outros paladares, outra história. O passado ganha vida agindo no presente para dar vida a outra forma de vida. Logo, não é um novo romantismo, mas um realismo feito de imagens do passado, as quais reencantam o presente.

Programe-se e venha prestigiar o desfile da Festa do Morango. Ele ocorre sempre pelo domingo de manhã.









Nenhum comentário:

Postar um comentário